Tuesday, March 18, 2008

Milênios de civilização...

Veja o filme em velocidade rápida: uma bolinha de pedra girando em torno do Sol esfria, surgem uns bichos estranhos, até que um desses bichos começa a olhar pra fora, a olhar para as coisas ao seu redor, até que um belo diz exclama: "putz! saquei!", e começa a entender as regras do Universo.

Agora pense no vídeo abaixo, onde o astronauta D. R. Scott solta, na Lua, uma pena e um martelo para mostrar que os dois caem ao mesmo tempo. É sempre possível menosprezar essa missão como uma perda de tempo ou como um luxo desnecessário. Gastar um tempo na Lua, onde se chegou graças ao investimento de milhões de dólares, trabalho de milhares de pessoas e na dependência de uma ciência que precisou de séculos das melhores mentes da humanidade, para soltar um martelo e uma pena, filmar, voltar pra casa e mostrar às pessoas: "viram só? não é legal?".

Adepto fervoroso do esculacho desmedido, não vou repremir a esculhambação deste vídeo. Mas de modo algum as risadas satíricas podem ofuscar por completo o outro lado da história: a interpretação nascida de uma visão quase poética consequente de uma visão de longo prazo, associada mais ao "filme acelerado" de que falamos do que aos pormenores deste momento histórico específico. Ainda que só um punhado de gente tenha ido lá, dentre os bilhões que somos, trata-se sim da humanidade, e não dos astronautas, e não dos EUA. Trata-se de nossa espécie. Trata-se da Vida aprendendo a engatinhar e um rochedo a outro nesta escuridão fria. E, como em toda infância, o que mais agrada é brincar com as coisas e tentar descobrir como o mundo funciona...

No comments: