Friday, November 21, 2008

Tamboritau


Ontem saí de casa lá pelas 10 da noite. Aproveitei a brecha de um feriado jogado na quinta-feira e fui lá ver essa tal de banda "Tamboritau" da qual o Barna vinha falando e que tanto empolgou minha irmã semanas atrás.

Saí de lá com a sensação de que o Barna e minha irmã estão com um parafuso a menos e que perderam o senso...

Claro! Pois deveiram ter insistido muito mais para que eu tivesse ido já semanas atrás ver esses caras... Tamboritau é esse tipo de coisa boa que só pode surgir no Brasil... Músicos independentes, apaixonados pelo que fazem, cheios de criatividade, apresentando arranjos elaborados misturando uma gama enorme de elementos e ao mesmo tempo visivelmente se divertindo horrores enquanto tocam. Não que fora do Brasil não existam músicos assim. Mas com a mistura de ritmos fortes e arranjos intensos trazidos pelo Tamboritau... não. A inclusão do berimbau em várias músicas não segue o tradicional uso do instrumento em músicas que querem ser "culturais" e adicionam o instrumento seguindo suas formas mais conhecida. Nas mãos do Tamboritau, o berimbau é mais um instrumento, a ser usado e explorado de forma criativa em diversos momentos da música, por vezes ganhando ênfase, outras nem tanto, e dividindo de forma justa e bem dosada o espaço com cavaquinho, guitarra, baixo, baixo acústico, trombone... e uma percurção interminável.

É imperdível!

Para ouvir umas músicas do pessoal, vá ao Palco MP3 do Terra. Cabe observar que, se o som já é muito bom, ver a banda ao vivo aumenta o prazer de apreciação consideravelmente, dada toda a energia que eles têm em palco...

No comments: