Sunday, August 12, 2007

Conecte-se




Tempos atrás jurei para mim mesmo não comprar livros novos até terminar ao menos boa parte das leituras que tenho pendentes em minha estante. Andando pela Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos esses dias, matando o horário de almoço, acabei quebrando minha promessa (para a alegria sarcástica de Eduardo Giannetti, claro). Temi pela indigestão de minha consciência, mas por fim vi que fora uma sábia decisão. Linked, de Albert-László Barabási, é um livro excelente.

O que é que neurônios, internet, atores de cinema, a sociedade e cadeias tróficas em diferentes ecossistemas têm em comum? Todos são sistemas passíveis de descrição por redes ou grafos. Entender as propriedades gerais desses grafos leva, portanto, a um entendimento simultâneo de diversos aspectos de todos esses diferentes sistemas.

É impossível deixar de sugerir uma visita à home-page do autor , cheia de links para artigos interessantíssimos (recomendados, contudo, para serem lidos após a leitura do livro).

No comments: