Friday, February 02, 2007

Previsões...

Acabei de ler em uma reportagem do Estadão sobre Meio-Ambiente que as previsões sobre o aquecimento global no relatório de 2001 do IPCC foram conservadoras demais. E eu estou tendendo para uma postura alarmista também, ainda mais sendo que estou no meio da leitura do "Vingança de Gaia" de James Lovelock. Mas deixemos meu alarmismo de lado e, pelo menos por enquanto, também o de Lovelock... Vamos fazer algo mais engenheiresco e burocrático: ver gráficos.

O gráfico acima, que se não me engano está presente também no livro "Bilhões e Bilhões" de Carl Sagan, registra a concentarção de CO2 na tmosfera tal como medida em uma estação em Maula Loa (longe de tudo, no meio do Pacífico... de forma a estar longe das influências de grandes centros poluidores). Juntando esse gráfico com estimativas realizadas a partir de vários métodos sobre a concentração de CO2 na atmosfera no passado (até aproximadamente 1000 anos atrás), temos o gráfico abaixo.

A conta é rápida... Estamos com algo em torno de 360 ppm sendo que a média histórica era de aproximadamente 280 ppm. Um aumento de aproximadamente 30% em meros 200 anos de Revolução Industrial, e o ritmo dessa mudança está aumentando ao invés de diminuindo! Em termos de tempo geológico, uma mudança dessa magnitude em tão pouco tempo pode facilmente ser comparada a uma explosão. Colocamos a Terra em combustão, literalmente.

No comments: