Thursday, February 01, 2007

EMB-712 Tupi

Tupi PT-NXS
Faz tempo já... Eu devia ter uns 12 anos na época. Mas lembro do paciente dono do November X-Ray Sierra, PT-NXS, um Tupi. Quando eu ficava horas e horas em volta do avião, e ele aparecia, lá ia ele abrindo a cabine, ligando os instrumentos para me explicar como funcionavam, e eu achando aquilo tudo o máximo. Eventualmente, quando ia fazer um vôo, eu ia junto. Ia praticar órbitas em torno de antenas NDB (ou, para todos os fins práticos, em cima da rádio Anchieta de Itanhaém mesmo, que se bem me lembro é a 1390 na faixa AM...), e lá ia eu de co-piloto, conferindo proas, frequencias, tempo das pernas de aproximação e afastamento...

Cabine do PT-NXS

A foto da cabine desse avião vai acima, tirada de um álbum alheio que encontrei na net. Lembro da sensação de flutuar sobre a pista por dezenas de metros na hora do pouso, a centímetros do chão, com a buzina de estol gritando forte na cabine e nada do avião pensar em descer... Até que finalmente todo o metal da estrutura era sacudido pelo contato com o solo, o barulho dos rolamentos e algumas dezenas de vibrações diversas reverberando pela cabine; mover-se pelo ar é tão mais perfeito que deslizar pelo solo...

PT-NYJ, avião do vôo mais recente entre São Paulo e Jundiaí
Não poderia faltar aqui uma foto do November Yankee Jouliet. Fiz um vôo neste avião no final de 2006, até Jundiaí. Fiz o vôo inteiro, da inspeção pré-vôo até o check de abandono e, cabe incluir, o cheque do vôo também... O vôo foi uma maravilha em todos os sentidos que podem ser abordados num passeio como esse. Fizemos um toque em Jundiaí. Minha aproximação e pouso não foram perfeitas, longe disso, mas fiquei muito contente de ver que mesmo com tanto tempo sem voar, corrigi meus erros sem intervenção do instrutor.

Os erros: foi uma arredondada um tanto quanto brusca. Vínhamos afundando rápido na final e conforme o solo se aproximou puxei o manche num movimento não muito delicado. Isso deu ao avião uma vontade de ver como estava o tempo na estratosfera, e tive que corrigir rapidamente esse desespero sem contudo jogá-lo contra o chão... Fiquei com a impressão de que se tivéssemos feito algumas manobras durante o vôo antes deste pouso as coisas teriam corrido melhor, pois eu poderia afinar um pouco mais minha mão nos comandos. Mas tudo bem, em breve estarei nos céus de novo.

No comments: