Wednesday, January 23, 2008

O Macho

Tempos atrás, ao lado do viaduto que liga o Ipiranga ao Shopping Central Plaza e a Av. Anhaia Mello, havia uma pequena casa, de madeira, instalada sobre quatro minguados pilares de madeira. A coisa toda tinha a estabilidade de um castelo de cartas mal feito. Olhávamos aquilo e nos perguntávamos: quem diabos mora ali?! E a escada, então?! Uma escada de restos de madeiras de todas as espécies, enrijecidas por pregos tortos e não completamente colocados... Sim, aquele era o homem mais macho do mundo, com coragem para subir ali e morar ali. Em dias de chuva, vento e relâmpagos, passávamos de carro em frente e a luz da tal casa estava acesa... Impressionante!

Até que, um belo dia... alguém compra o terreno, joga o lixo e entulho embora e... a casa some! Seria o fim de uma era?

Hoje, voltando de carro da USP para casa, passávamos pelo mesmo viaduto, já quase nove da noite... Quatro faixas, se não me engano... E no meio delas, vimos de repente: um momem andando tranquilamente, empurrando um carrinho no qual levava um bujão de gás! Sim sim, andava calmamente como se aquilo fosse o meio do deserto lhe emprestando o manto da total solidão. Mas ao seu lado, a centímetros de si: carros, motos, caminhões grandes, quase desgovernados na briga pelo lado certo da bifurcação que viria adiante...

Passamos rapidamente por ele. Mas a cena foi inóspita. Quem andaria a pé, ali? Seria a volta do homem mais corajoso do mundo?

No comments: