Sunday, August 13, 2006

Empresas verdes, bem verdinhas!

A reportagem especial da Newsweek desta semana explica "como grandes empresas aprenderam a amar o meio-ambiente". Muito simples, muito. Frases marcantes da reportagem:

"I don't have anything against helping the environment," says Thorsen. "But the main driver for us is profit." [Thorsen é o CEO de uma empresa de energia solar, que muito tem feito pelo meio-ambiente]

slogam da General Eletric: "Green is green," referindo-se às "verdinhas", os dólares...

O final da reportagem: "Making money is great. And if you can save the world at the sime time, so much better". É bem curioso, essa frase jamais apareceria na ordem invertida: "Ajudar o meio-ambiente é ótimo. E se você conseguir ganhar dinheiro ao mesmo tempo, tanto melhor!" Esta última estrutura é ideologicamente preferível, mas apresenta problemas intransponíveis de viabilidade, ao passo que a primeira soa num primeiro momento como se proferida por um vilão daquele velho desenho "Capitão Planeta", embora no mundo de hoje só esse vilão tenha capacidade de angariar recursos para a manutenção do verde. E das verdinhas.

1 comment:

Anonymous said...

Ótimo! Usei suas observações num fichamento pra entegar amanhã, porque ficou ótimo, a professora vai gostar e eu estou morrendo de sono!