Tuesday, September 08, 2009

Mito #2: As personalidades mostram dominância do cérebro esquerdo ou direito


(Este post é a parte 3 de uma tradução dividida em 4 partes do artigo original que pode ser visto aqui em inglês.)

Fato: Os dois hemisférios são intrincadamente co-dependentes.

Este mito sustenta que o hemisfério direito de uma pessoa é preponderantemente criativo, intuitivo, voltado às artes, ao passo que o hemisfério esquerdo é mais voltado à solução de problemas, mais linear, lógico. O mito teve origem na ciência genuína, mas novas tecnologias de mapeamento têm mostrado que o cérebro é mais interdependente do que antes se pensava.

Este mito provavelmente tem suas raízes no século XIX, quando os cientistas descobriram que um dano em um dos hemisférios cerebrais causava perda de habilidades específicas. Por exemplo, habilidades espaciais pareciam residir na metade direita do cérebro, e a linguagem na metade esquerda. A idéia ganhou força quando na década de 60 do século passado cientistas estudaram pacientes com epilepsia que haviam passado por uma cirurgia para romper as ligações entre os hemisférios. Estes pesquisadores mostraram que quando os hemisférios cerebrais não podiam mais se comunicar, um não teria consciência do outro, e poderiam inclusive reagir diferentemente a um mesmo estímulo. Por exemplo, quando um paciente era questionado sobre o que ele queria ser, seu cérebro esquerdo poderia responder "projetista", mas seu cérebro direito responderia "piloto de carro de corrida".

Recentemente, a tecnologia de mapeamento cerebral tem revelado que os papéis dos hemisférios não são tão claramente separados como já se pensou. Os dois hemisférios são de fato altamente complementares. Já se acreditou, por exemplo, que o processamento da linguagem era restrito ao hemisfério esquerdo. Atualmente sabe-se que ele ocorre em ambos hemisférios, no lado esquerdo ocorre o processamento gramatical e da pronúncia, enquanto no lado direito acontece o processamento da entonação. De modo similar, experimentos mostraram que o hemisfério direito não trabalha isoladamente no que diz respeito à habilidade espacial: o hemisfério direito parece lidar com um senso geral do espaço, enquanto o hemisfério esquerdo trata dos objetos em localidades específicas.

O que permanece verdade é que o lado direito do cérebro controla do lado esquerdo do corpo e vice-versa. Isso significa que um dano no lado esquerdo do cárebro (tal como um derrame nessa região) pode causar danos no lado oposto do corpo (como uma paralisia na perna direita).

No comments: