Saturday, July 25, 2009

Sempre bem humorado.

Galbraith é dos meus autores preferidos. Economista que teve importante papel tanto no meio acadêmico como no meio político, conserva essa importantíssima raridade dentre seus predicados: soube manter o bom humor. Há no mundo pobres almas cegas e capengas que julgam ser o bom humor um defeito da seriedade, quando na verdade o bom humor é a manifestação máxima da liberdade intelectual nos caminhos do raciocínio e na forma de expressá-los, e cuja ocorrência, ao contrário de associar-se a uma deterioração da inteligência, depende intrinsicamente de suas mais aguçadas manifestações. (Talvez eu fique deprimido por pensar ter o bom humor em tão alta conta e dizê-lo de uma forma assim tão chatinha; depõe contra mim.)

Este post ocorre apenas porque descobri mais um livro deste notável autor. Um livro que reúne histórias pessoais em torno de figuras ilustres do século XX, como presidentes e outros. O livro é modestamente intitulado "Contando vantagem". O meu eu ganhei de presente da minha querida amiga Camis, e veio com uma dedicatória especial.

1 comment:

Olga said...

Os livros que a Camis da são os mais legais.