Tuesday, July 21, 2009

Repensando as hierarquias

Você já ouviu falar do Dr. Laurence J. Peter? Eu até há pouco não sabia quem era. Agora sei que é o autor do "princípio de Peter" (algo que eu poderia ter deduzido sozinho, sem muito esforço). Reza o tal princípio que um empregado numa dada hierarquia tende a elevar-se até seu nível de incompetência.

Há uma intenção bem séria por trás dessa idéia, e muitos artigos acadêmicos e livros já foram escritos em torno dessa inspiração.

O que não podemos deixar de notar, com tudo, são os corolários decorrentes da existência, sempre de um posto supremo numa hierarquia.

Segundo o princípio de Peter, não se pode dizer muito sobre um gerente ou diretor, pois não sabemos ainda se ele vai continuar subindo na carreira. Já um presidente, por não haver posto mais alto, este sim, só pode estar esbanjando incompetência e de nada mais é capaz!

Cá entre nós, nenhuma novidade, né?

1 comment:

Olga said...

Cara, meu primeiro chefe era partidario dessa teoria! Ainda me lembro bem dele me explicando essas coisas... rs