Monday, September 14, 2015

Professor feliz

Nesta era moderna de distâncias reais e proximidades virtuais acabo dando mais aulas pelo WhatsApp do que presenciais. Porque aulas presenciais são o que sempre foram: pelo menos 15% de sono no início e 10% de ansiedade por ir embora no final (isso nos dias bons… dias e professores ruins fazem a soma chegar aos 100% de todas as formas possíveis).

Já as “aulas” por WhatsApp são sempre dúvidas emergenciais. O aluno está lá estudando, certo de que já sabe o suficiente para encarar um simulado da ANAC, aí erra uma questão e não entende o que fez de errado. Hora de pedir socorro ao professor. Foi assim que veio mais um chamado agora há pouco.

O problema em questão envolvia a relação entre dois tipos de velocidades dos aviões: velocidade indicada (VI) e velocidade aerodinâmica (VA). Há diversas correções para se ir de uma a outra. E o problema em questão tratava do cálculo mais complicado, em que deve ser feita uma correção de altitude e outra de temperatura. Nestes casos é comum, ainda hoje, o uso do computador de vôo (uma régua de cálculo circular). A maioria dos alunos tem grande dificuldade em começar a utilizar o computador de cálculo. O que não é de se estranhar, já que nem parece ser algo do nosso mundo (e não é, na verdade. Réguas de cálculo são do mundo de 1970, no máximo). Eu não desisto fácil, então já estava fazendo algumas fotos para montar uma explicação mais detalhada e enviar por e-mail. Enviei ao meu aluno apenas uma mensagem rápida.

- Então, o gabarito está certo… Quando a correção é de altitude E temperatura aí tem que usar o computador de voo. Aguenta aí que eu já mando uma explicação.

- Ah tá certo, então eu já sei fazer. Você me ensinou já a usar isso aí!

E não é que ele sabia mesmo? O legal, para mim, é que eu nem lembrava de o ter ensinado isso e de repente vem essa resposta.

2015-09-14 21.28.04

No comments: