Wednesday, November 18, 2009

SWAY



O excelente trabalho dos irmãos Ori Brafman e e Rom Brafman é desses livrinhos que você compra despreocupadamente num domingo ensolarado pra se distrair enquanto espera por alguém no restaurante ao lado da livraria mas, quando vê, foi possuído pela leitura do começo ao fim. Ou pelo menos esse foi o caso comigo.

Como uma ponte pode influenciar o interesse de um homem por uma mulher? Como pode o mais experiente piloto do mundo, especialista em segurança de vôo, protagonizar um dos piores acidentes da história da aviação? Por que as entrevistas de emprego não revelam nada sobre os candidatos? E por que, então, os entrevistadores continuam com esse método pitoresco? Como nossas opiniões aleatórias acabam determinando a realidade ao nosso redor? Como podem certos diagnósticos clínicos serem completamente inúteis?

Já disseram por aí que a grande diferença entre os homens e os animais é que o homem sabe que é irracional. Reunindo exemplos das mais variadas pesquisas sobre o tema, Sway mostra como somos constantemente movidos por impulsos irracionais. O que me consola por ter comprado mais um livro quando há tantos em casa esperando por serem lidos... Esse, pelo menos, eu já li. E gostei.

2 comments:

Mel said...

Me empresta?
Quando?
Onde?

Mel said...

Li metade na livraria cultura ontem.
Impressão minha ou vc só gosta de escritores prolixos?