Tuesday, September 12, 2006

Edith Riemer

Ela ganhou, aos treze anos, uma bicicleta. Perdeu os pais em um campo de concentração e foi parar na Inglaterra. Acabou achando a bicicleta, mas não podia andar nela pois os ingleses não gostavam de ver aquela bicicleta alemã desfilando por aí.

A história, contada pela própria Riemer, não ocupa nem quatro páginas do livro de Paul Auster, "Achei que meu pai fosse deus". É da Companhia das Letras, e contém inúmeras histórias que ouvintes de uma rádio enviavam para serem lidas no ar. O autor do livro é o próprio radialista, que selecionou as melhores dentre umas quatro mil e montou o livro.

Eu estava achando o livro simplesmente curioso e divertido até chegar a história da bicicleta. Eu amo bicicletas. E também acho história um assunto interessante. E me divirto ao ver amostras da estupidez humana. E amo ser humano e ficar comparando minhas estupidezas com as dos outros.

Tá recomendada a leitura.

No comments: