Thursday, July 27, 2006

Conforme o prometido...

Fiquei devendo alguns assuntos a uma amiga. Falar de futebol e de furacões. Não, não é tarefa fácil não. Qualquer um dos assuntos já é tema para toda uma vida de de conjecturas, inimizades, cervejas e desespero de todas as espécies ainda que por razões distintas. Como eu gosto menos de futebol, vou falar primeiro disso. Depois falo menos de furacões, no finalzinho, mas já tentando preparar terreno para devaneios futuros no assunto.

Futebol. Um dos melhores comentários que já ouvi: "o problema com o futebol é a falta de bola. Deveriam dar uma a cada jogador e assim se acabava com toda aquela confusão!". Sei lá, imagino um país inteiro em "dia de clássico", meio mundo de gente sentada em frente à TV... e nos dias seguintes as inúmeras horas devotadas a esse assunto... Penso nisso e só sinto crescerem os argumentos para a minha "teoria da crise de alocação de recursos".

Mas talvez, admito, eu deva deixar a teoria um pouco mais complexa de modo a considerar o caráter lúdico do futebol como algo que não afete a boa alocação de recursos, seja ela qual for. Um velho bate-boca com uma professora no colégio é que me inspira. Estávamos todos rindo de uma nota de um dólar que tinha a cara do Seu Madruga no lugar do costumeiro rosto presidencial, quando fomos menosprezados pelo desdém todo da professora que limitou-se a dizer: "quanta perda de tempo!".

Iniciou-se então a discussão:

- Professora, por que você trabalha?
- Como assim?
- Bem isso mesmo, por que você trabalha, qual a razão?
E, espantada, ela recorreu em emergência ao óbvio:
- Pra ganhar dinheiro, ué!
- Ah tá, então seu objetivo é ganhar dinheiro e pronto. Ganhar dinheiro é um objetivo em si?
- Não, claro que não! Eu ganho dinheiro pra poder fazer o que eu preciso, comprar o que eu quero...
- Então desde que você tenha as coisas que lhe são necessárias, alimentos, roupas e moradia, por exemplo, não há a necessidade de dinheiro, e portanto não há a necessidade de trabalhar.... Ou você ainda quer dinheiro para mais alguma coisa?
- Claro que quero! Para poder viajar, comprar coisas que gosto....
- E para que você faria essas coisas? Viajar... comprar coisas de que gosta?
- Para me sentir bem ué! Claro!
- Então está dizendo que você, para se sentir bem, tem o seguinte trabalho: tem que trabalhar aturando uma sala de alunos completamente apática, ganhar pouco e torcer para que sobre um pouco depois de descontadas as suas necessidades básicas, e ainda esperar para que sobre tempo oportuno para gastar esse dinheiro que, tomara, sobrou, com o que lhe apreze. Todo esse trabalho para se sentir bem... E a gente aqui, que consegue se sentir bem sem maiores delongas, olhando para essa nota de um dólar com a cara do Seu Madruga porque ela nos diverte... Nós olhamos e instantaneamente nos sentimos bem, rimos e tudo o mais. De graça! E você diz que somos nós que estamos a perder tempo?

Pois é. Eu sempre lembro desse fatídico bate-boca quando preciso reprensar qual o objetivo último de coisas como a sociedade, o trabalho, e mesmo a vida em si...

É por essa via tortuosa de raciocínio que acabo por perdoar o futebol e, mais ainda, passo a vê-lo com outros olhos. Com um olhar de curiosidade... Não, eu não vou passar a sentir um desespero enorme por escolher um time ou discutir esse ou aquele jogo. Mas fico observando as pessoas fazendo isso. Há mil antropologias, sociologias e filosofias escondidas sob o futebol. Não que seja um mérito único desse esporte pitoresco, já que todas as coisas que se difundem sociedade afora como uma teia encrustada podem despertar considerações nas mesmas linhas básicas. Há porém a vantagem de que o futebol é uma teia um tanto quanto fácil de mapear, de tão evidente e intenso que é. Assim, talvez, entender o fascínio das pessoas e a propagação dos costumes associados história afora é uma maneira de entender melhor a sociedade, e de entender detalhes da sociedade que impactam em outras áreas que nada tem a ver com este esporte ou com qualquer esporte que seja. Inflação? Taxas de divórcio? Globalização? Fundamentalismo? Todas essas questões ganhariam um tantinho a mais de entendimento caso os mecanismos sociais subjacentes à propagação do futebol fossem completamente entendidos.

Mas não sou eu que vou entendê-los. Não gosto de futebol.

[desculpem, o comentário foi irresistível!]

Resta o tantinho de nada que prometi falar sobre furacões.

Furacões são bem grandes. Dependem de condições muito específicas para se formarem. Fazem um estrago danado. E não me ocorre mais nada sobre eles no momento... estou pensando em futebol.

3 comments:

Anonymous said...

Outro dia estava conversando com meu amigo, este que escreveu o interessante texto sobre futebol e furacões,e surgiu a pergunta que não quer calar: "Quanto você gosta de futebol?". Quando eu era apenas uma menininha, comecei a jogar futebol com amigos da rua na qual eu morava. Aprendi a jogar.....mas a jogar pelo gosto....pelo prazer. Que sensação maravilhosa você correr, cada vez mais tentando acertar (lá vai determinação), puxa daqui, rola a bola pra lá, toca aqui e após muitos erros um passe perfeito, uma visão única, parece que tudo está no seu tempo certo, cada criando uma jogada como se esta já estivesse sido ensaiada, a cada toque de bola um OOLLÉÉÉÉÉÉÉ......e então, você tira folêgo da onde não tinha de onde tirar mais e vem o gol.....A sensação de você gritar até não ter mais ar, não ter mais voz, de ter conseguido aquilo que buscou durante todo o tempo. Que maravilha saber que é responsável pelo sorriso de muitas pessoas........ah que delícia!!!
Você consegue imaginar quantas pessoas vão vibrar ao ver o Ronaldinho fazendo uma jogada fenomenal??
Não ligo para o meu time.....não ligo para a Seleção Brasileira, ou a de Portugal, ou a de Gana.....torço por aquele futebol lindo e não aquele tático. Gosto do time que tem um jogador que tem essa fome de bola, que pensa "Eu quero essa bola AGORA!!"....que quer gritar com orgulho que valeu todo o esforço, que foi um verdadeiro Gol de Placa!!!Por isso ícones como Pelé, Zico, Garrincha são lembrados sempre....deslizavam em campo....faziam os adversários virarem bonecos......parecia que a bola os procurava para que lindos lances fossem feitos. Futebol é entrar pra ganhar e no decorrer do jogo não se importar mais quem vai ganhar e sim ver todo mundo fazer bonito...mostrar que gosta de futebol....O dia típico de futebol no Brasil é assim: a esperança de que nesse jogo veremos novos pelés, zicos e garrinchas apareçam de alguma forma e mostrem que técnica qualquer time consegue...mas o verdadeiro gosto do futebol é nosso!!!Não vou me conter: Eu amo futebol!!!

Ah sim...quanto a furacões....quem sabe depois :)

Anonymous said...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

Anonymous said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»