Monday, October 22, 2007

A engenharia necessária


A conquista do espaço mexeu com minha imaginação de criança. O infinito. O infinito precisa ser abraçado, e sempre se poderá abraçar mais. Tanta coisa diferente, tanta possibilidade... Tão impressionante que uma forma de vida possa, de repente, pular pra fora de seu planeta e sair por aí... Um milagre da engenharia. Então, concluí, a engenharia é um milagre, a fonte de tudo, o foco primeiro das atenções, se as atenções forem bem dirigidas. A engenharia entende os átomos um por um e esculpe o aço às toneladas. Une a abstração dos números à vibração transônica de naves esbeltas.

A engenharia sonha sonhos que acontecem.

Mas cada vez mais, no dia-a-dia, o que escuto são histórias das coisas que não aconteceram. Que não aconteceram como deveriam. Que poderiam ter acontecido melhor. Que tinham tudo para ser, e não foram.

A engenharia faz milagres, mas é feita por pessoas.
O mundo precisa, de alguma forma, de uma engenharia de pessoas. Não falo de aviões e foguetes. Não estou mais preocupado com a conquista espacial ou qualquer coisa que inflame o imaginário infantil. As coisas do dia-a-dia mesmo. Educação, serviços, o relacionamento dos desconhecidos nas ruas e nos lugares. O mundo precisa de uma engenharia de pessoas. Como?

Outro dia, minha mãe na cozinha, minha tia no quintal... Uma lavava a louça, outra cuidava de roupas no tanque e do varal. Uma sugeriu que a louça deveria ser guardada de outro jeito, a outra protestou e considerou isso tudo uma invasão de sua individualidade. Seguiu-se uma discussão, com direito a gritos e a revisão profunda dos alicerces familiares. Um festival de desdém, de ofensas, de gritos...

Meia hora mais tarde, apenas o som das TV's, uma num quarto, outra na sala. Um carro bomba no Oriente médio é notícia, algumas pessoas morreram. Um protesto na sala: "Nossa, como o ser humano é capaz de fazer essas guerras, hein? Por que?"

Por alguns instantes, mergulhado nesse contexto, eu conseguia entender melhor os motivos das guerras do que os outros motivos. Senti meus pés pesados. Tem dessas coisas que se entende do começo ao fim, e que, no entanto, não fazem o menor sentido.


Como se faz essa engenharia de pessoas?

Sinto meus pés pesados.

No comments: