Thursday, March 02, 2006

How can rising divorce rates indicate that the marriage relationship has become more rather than less important?

Considerando-se que um divórcio não gerará duas pessoas para sempre solitárias, mas que, em geral, os antigos parceiros procurarão novos relacionamentos, podemos entender o aumento na taxa de divórcios que as últimas décadas observam em praticamente todas as sociedades do mundo como indicativos, ao mesmo tempo, de dois fenômenos: a diminuição do tabu a cerca do divórcio enquanto algo que "mancha" profundamente a imagem de uma pessoa e, ao mesmo tempo, uma crescente busca por um casamento que atenda requisitos emocionais e psicológicos específicos. É principalmente por esta última razão que podemos dizer que o aumento nas taxas de divórcio indicam que o casamento está se tornando mais importante na sociedade moderna. O contraste com épocas passadas reside no fato de que a imagem da instituição casamento vem perdendo a força que outrora teve de manter a união de duas pessoas a despeito dos atritos emocionais internos. Essa perda de força é concomitante à valorização das realizações emocionais de cada um, que poderíamos no sentido mais amplo chamar simplesmente de um crescente individualismo.

3 comments:

Ariadne Radi Cor said...

i saw you liked under-the-bed mark ellinger's photos, which i like too. unfortunatly my portuguise is so bad i cannot go through your blog at ease (even though i used to live in portugal for a while last year). anyway, have a look at mine:
www.arinradicor.blogspot.com
there must be some under-the-bed thing. even though all my photos are to find the aesthetic side of mess, details, portraits. anyway,
bye.
ar|adne.

Anonymous said...

Here are some links that I believe will be interested

Anonymous said...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»