Monday, December 28, 2009

Pensamentos retrógrados

Tem muita gente por aí que acredita em baboseiras. Criacionistas, como o turco Adnan Oktar (ver mais aqui), religiosos das mais diversas espécies e pseudocientistas em geral. Podem acreditar nas idiotices que for, eu não ligo. O que me incomoda profundamente é a incrível pró-atividade dessa gente em difundir asneiras mundo afora. Dizer que não há evidências da evolução humana. Que todo produto químico é deplorável. Defender que vacinas são perigosíssimas e que é melhor não submeter seu filho a esse risco. Acreditar que as pessoas tem seu perfil psicológico influenciado pela astrologia. Acreditar que um embleminha qualquer colocado num canto estratégico da casa vai mudar o fluxo cósmico de energia naquela região e te tornar uma pessoa melhor.

Não tenho nenhum sentimento revoltado com as pessoas que acreditam nisso tudo, são os destinatários finais de grandes estruturas de deturpação da verdade e vítimas de todas as fraquezas institucionais da sociedade moderna - fraquezas educacionais, democráticas e outras. Sim, pois ao mesmo tempo que democracia pressupõe liberdades amplas, o que significa poder acreditar no que quiser, imagino que uma democracia realmente saudável deveria efetivamente funcionar, não apenas permitindo que os cidadãos acreditem no que quiser, mas criando estruturas que espontaneamente orientem a maior parte dessas crenças a algo mais verdadeiro. O que me incomoda são os promotores de todo esse mar de mentira. Bispos, pseudo-cientistas, o papa, os rabinos, os astrólogos, tarólogos, ufólogos... Talvez eu não me incomode tanto com os tarólogos, pois eles vivem numa esfera claramente separada da ciência, não compram a briga de concorrer com ela. É algo mais genuinamente folclórico.

Ou estou puxando a sardinha pro meu lado demais? Não é, por fim, saudável que surjam nas sociedades núcleos com as mais diversas crenças? Não é o equivalente macro-social de um brainstorming honesto que todo pensador deveria fazer diante da realidade? Não é isso, por mais irracionais que sejam suas ramificações, que garante à sociedade como um todo uma racionalidade saudável?

Pra início de conversa, como podem essas crendices existir? O que as sustenta? Por que uma pessoa prefere acreditar que a vida surgiu do nada? Por que a impressão de que um mundo sem deus é obrigatoriamente frio, egoísta e ruim? Por que acreditar em uma estrutura claramente falha para o mundo ao nosso redor ainda é mais cativante do que entender que certas coisas não são tão estruturadas?

Esses idiotas todos no fundo são pessoas como todas as outras. Como eu, aqui idiota achando que sei mais que os outros.

1 comment:

Paulo said...

A ciência e a religião estão muito próximas. Ambas possuem seus sacerdotes que nos tentam enfiar suas verdades goela abaixo.