Wednesday, February 06, 2008

ELA

- Estou lendo seu blog. Demando mais menções ao meu respeito.

Ela é assim: ela quer, ela pede. A frase é direta e objetiva. Sem floreios fugitivos ou envergonhados.

E eu só posso obedecer, até porque é um prazer. Até porque o tema é tão vasto... E vou não só obedecer mas também pedir desculpas pelo atraso, pelo sumiço, pela breve fuga do tema. Afinal falar dela é sempre falar de mim em uma certa medida. Não que a gente seja a mesma coisa. Mas as histórias às vezes produzem esse efeito de mistura. É um espelho e é uma tela em branco. Estarei muito vago para o gosto dela? Creio que sim...

Andaram listando as qualidades dela por aí. Andaram listando os defeitos também. Cogitaram me envolver na concepção desta última lista. Mas, sendo bem sincero, ela não tem nenhum dos "defeitos absolutos". Vícios, grandes ausências (de cultura ou conversa ou presença de espírito), grandes pecados, falhas de caráter. Eu já listei vários, confesso. Mas com o tempo tive que dar um jeito de ir apagando os itens da lista. Era ou isso ou aceitar mentir pra mim mesmo, e não sou tão sacana assim com o pobre de mim.

Não é por isso que vou deixar de falar algo sobre os defeitos dela... Uma oportunidade assim não se perde, não é mesmo? Ela tem uma característica que não vejo na maioria das pessoas que conheço. Rigidez de caráter. Não rigidez no sentido pejorativo... No sentido de sólido mesmo, de imutável, de robusto... Isso é ótimo por diversas razões que nem precisam ser explicitadas aqui, mas gera alguns problemas. É o que falei: não é um defeito em si. Mas as pessoas não estão acostumadas a isso, e vez ou outra vão se chocar ao ver o afinco com que ela continua seguindo na mesma linha, sendo ela mesma, a despeito de tudo, das circunstâncias, das tentações, das pessoas... Deu pra entender? É difícil colocar isso na lista de defeitos, somente, sem ser injusto. É um defeito mas também uma qualidade, ao mesmo tempo. Quem não gostaria de ser assim?

Ah, tem um defeito sim, que pode parecer só uma tentativa de agradar, mas que é problemático e que eu não imaginava antes. Auto-estima, Auto-imagem. Ela precisa melhorar aí. Essas coisas afetam muitas outras a médio e, principalmente, longo prazo. Demandas, anseios, desejos, sonhos e posturas. Existem pessoas que se acreditam muito maiores do que realmente são, e geralmente são um entojo insuportável. Mas ver alguém não se percebendo do tamanho que tem é inquietante, agoniante...

E... bom, ela acabou de me mandar:

- escreveu meu post?

E eu justamente pensando se devia ficar por aqui ou acrescentar algo mais. Acho que foi um sinal.

4 comments:

Anonymous said...

Axel,

Agradeço pelo comentário, sobre o fôlego para o engajamento, acho que podemos buscar isso sim, de 4 em 4 anos todos tem um fôlego enorme pra torcer pela seleção, de ano em ano pra pular o carnaval. Só não podemos deixar o conformismo tomar o lugar da nossa proatividade.

Citando um ditado japonês:

"Escalar a montanha."

Ninguém começa pelo topo..

Abraços

Paulo Barros

Metal said...

Nossa esse texto foi mandado por ela? ou vc esta fazendo uma Metafora tipo...num consegui sentir um sentido pro texto parece que ele e uma Metafora... Bom se vo um texto enviado ta legal mas com muitas frases digamos ROTATORIAS!!! se for uma metafora foi muito bem Feita.. xD!!!

Nana Lopes - @Nanamada said...

Metafora ou nao o texto ta bacana!!

Mel said...

Ele pediu pra eu comentar, argumentando que na blogosfera esse era o mínimo para um ato de gratidão...

Em minha defesa, eu pedi só uma menção e não um post inteiro... mas aceito com a maior felicidade do mundo.

Não é todo dia que alguém de quem se gosta tanto resolve escrever coisas tão legais sobre você!

Espero que falar de você sempre seja, em certa medida, falar de mim também.