Thursday, October 19, 2006

Suzi

Certas coisas acontecem com pessoas ao nosso redor e nos lembram dos fatos que nós mesmos vivemos, em outra época, outras circunstâncias, mas ainda assim similares. Tive a Suzi ao meu lado nos anos mais importantes da minha vida até agora. Na época que moldou o que sou no que há de melhor em mim. Não era uma companhia como a das pessoas que preenchem nossas vidas mas sempre com muitos detalhes e detalhes e detalhes... Nem como a companhia de um "simples bicho de estimação". Era uma companhia sempre presente, viva, humana, mas ao mesmo tempo pura. Quase tão simples e sincera em suas intenções e reações como as coisas. E nem por isso menos viva.

Eu falava com ela. Já estranhei os donos que falavam isso de seus animais, por isso nem vou me atrever a explicar. Mas sim, eu falava com ela. Minha tia vivia tentando colocar a Suzi pra fora de casa e ela vivia se escondendo, relutando, tentando entrar escondida e efetivamente entrando sorrateiramente de algum jeito. Sabia reconhecer o som dos passos da minha tia e prontamente saia do campo de visão entrando debaixo da cama, atrás do sofá, atrás de alguém confiável. E no entando... Quando eu ficava na sala vendo TV madrugada adentro ela ficava sentada ao meu lado, por vezes com o focinho apoiado em minha perna. Finalmente chegava a hora de ir dormir. E onde estava aquela Suzi tão pronta a fugir da porta do quintal e se esconder em qualquer canto? Era outra. Era a Suzi que conversava comigo, que sabia que chegara a hora de dormir. Ela ia sozinha até a porta do quintal e ficava esperando que eu abrisse.

Os passeios pela rua, ou as poucas viagens que consegui fazer com ela... A felicidade dela quando eu voltava de alguma viagem, ficava muito tempo longe... Aprendi muito com a Suzi sobre a forma mais pura de afeto que pode existir.

Agora a Suzi está longe. Mas a Suzi vai estar sempre bem perto.

No comments: