Sunday, September 06, 2009
A mitologia do cérebro
(Este post é a parte 1 de uma tradução dividida em 4 partes do artigo original que pode ser visto aqui em inglês.)
Você usa apenas 10% do seu cérebro
Em uma pessoa predomina ou o cérebro esquerdo ou o direito.
Danos cerebrais são permanentes.
O que estas três afirmações têm em comum?
São mitos: lorotas nas quais muita gente acredita. Alguns mitos são baseados em fragmentos de verdade; outros surgem de interpretações errôneas ou da necessidade de uma frase de efeito. Independentemente de como surgem, eles se vendem como verdades e são passados adiante sem questionamento. Mitos com maior atratividade são aqueles que parecem ser baseados na ciência. É necessário muita coragem para desafiar a legitimidade de um mito alicerçado em linguagem científica. Mitos sobre o cérebro têm sido especialmente difíceis de combater uma vez que o cérebro e seu funcionamento ainda não são muito bem compreendidos. Mas ao longo das últimas décadas cientistas aprenderam mais que o suficiente para desmistificar alguns mitos populares sobre a mente.
"Mitos urbanos" ou mais precisamente lendas urbanas são às vezes repetidas em reportagens jornalísticas e, em anos recentes, distribuídas por e-mail. As pessoas frequentemente alegam que tais casos aconteceram a um "amigo do amigo" - tão frequentemente, de fato, que "amigo do amigo", ou "FOAF" (da sigla em inglês), têm se tornado um termo comumente usado quando recontando este tipo de história.
O fenômeno das lendas urbanas é bem conhecido em outras línguas. Na Holanda, por exemplo, uma lenda sobre carne de macaco deu origem ao termo "broodje aap verhalen", que significa "histórias de sanduíches de macaco".
Algumas lendas urbanas têm sobrevivido por um longo período, evoluindo apenas lentamente através dos anos, como no caso da história da mulher que foi morta por aranhas que fizeram ninho em seu penteado. Novas lendas tendem a refletir circunstâncias modernas, como as histórias de pessoas que caem em uma tocaia, são anesteziadas e acordam com um rim a menos, que teria sido cirurgicamente removido para transplante. Há ainda outras, como a da pessoa que tentou secar um gato em um forno microondas, e após ter matado o animal desta forma ganhou um processo na justiça porque não havia alerta no aparelho, fazendo as companhias serem obrigadas a colocar adesivos em suas máquinas sobre este tipo de perigo. Outra é a história recorrente atribui uma epidemia de doença neurológica e câncer à dieta de bebidas leves. É totalmente falsa e entretanto veio à mídia novamente em tempos recentes.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
2 comments:
Post a Comment