Tuesday, June 28, 2011
Menos Hipócrates, mais Prozac
O título do post, obviamente, é uma brincadeira com o título do livro Menos Platão, Mais Prozac. Mas... Hipócrates? O que tem ele a ver com a psicologia, com nossas depressões, com nossos... humores! Sim, humores... A palavra usualmente refere-se aos nossos sentimentos, mas há também um outro significado não tão comum hoje em dia. Aí vai:
s.m. Fisiologia. Substância fluida de um animal, como o sangue, a linfa, a bile etc. Na medicina medieval, tinham grande importância os quatro humores: sangue, fleuma, bile amarela e bile negra. Supunha-se que a saúde de uma pessoa dependia de uma mistura correta desses quatro humores em seu corpo.
Pois bem. O sangue e a bile amarela realmente são substâncias que merecem toda uma atenção em nosso organismo. Já quanto à bile negra... Não temos fluidos escuros em nosso corpo. De onde será que o incauto tirou essa hidéia? Teria observado alguma autópsia nada amigável? Interessante é que a bile negra era supostamente a causadora da melancolia. (supunha-se que qualquer estado ruim de nosso corpo fosse oriundo de um desequilíbrio entre esses quatro líquidos). A palavra melancolia vem do grego e significa "bílis preta". Quando dizemos então "estou de mal humor", na verdade não estamos usando a palavra humor em um novo sentido. Estamos apenas usando uma velha explicação, hoje em geral esquecida, para nossos desânimos e indisposições. Depois que li sobre isso notei que a palavra melanina tem o mesmo prefixo que melancolia, e ambas remetem à cor escura. Procurando um pouco por aí, achei o termo original: mélano.
Muito bem. Mas... voltando ao início da conversa... de onde mesmo Hipócrates tirou a idéia desses quatro fluidos circulando em nosso corpo? Um mendigo bêbado que encontrei próximo à Estação da Luz me explicou o seguinte, e acho que ele está certo: foi um tal de Empédocles que começou com essa lorota toda, ao dizer que tudo era feito de terra, ar, fogo e água. Quatro elementos. Como um bêbado imita o outro, veio logo Hipócrates a considerar que a saúde seria também explicada pela harmonia e dinâmica de quatro elementos. Até hoje a doutrina tem seus frutos em misticismos diversos, em fósseis linguísticos como "estou de mal humor", ou no desenho do Capitão Planeta.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment