Tuesday, January 11, 2011

Fussando nas notícias...



Um pequeno planeta, parecido com a Terra, é descoberto - A NASA encontrou um planeta um pouco maior que a Terra. Infelizmente, ele está tão próximo da estrela-mãe que não se acredita ser possível a existência de qualquer tipo de biologia por lá. Seu ano dura apenas 0.84 dia, este astro está muito mais perto de seu sol do que, por exemplo, Mercúrio está do nosso Sol. Ainda assim, o achado mostra o quanto tem avançado as técnicas de identificação de planetas em estrelas relativamente próximas.

O hábito da leitura altera o cérebro - É claro que aprender a ler altera o cérebro. Mas se você esmiuçar a questão e se perguntar "altera como?", aí entramos na área das incertezas. Incertezas que começam a ser clareadas com estudos como o mostrado nesta reportagem. Mas ainda há muito por fazer, claro...

Anti-matéria produzida naturalmente nas tempestades terrestres - Quando os neutrinos foram sugeridos, tratava-se de uma mera abstração sem serventia, mas em alguns anos notou-se ser possível utilizá-lo para investigar, "diretamente", o funcionamento do núcleo solar. Agora a anti-matéria, coisa bizarra que até então pertencia somente aos nerds dos aceleradores de partículas, é flagrada ocorrendo naturalmente nas tempestades terrestres. Para maiores informações a respeito, veja também o site da NASA a respeito.

No comments: