Saturday, January 29, 2011

Burocracias espirituosas

Você está em outra cidade, a trabalho. Está cuidando do estande da empresa em um evento reunindo pessoas das mais diversas instituições ligadas à engenharia naval. Para fins de organização, você precisa de um documento listando suas posses, de modo a poder retirar posteriormente do prédio todas as coisas de mais valor que você levou. Como os itens da lista abaixo, por exemplo:


Afinal, o que mais se poderia esperar de um congresso de engenharia naval?

Friday, January 28, 2011

Ode à vida acadêmica

Você já viu o clipe "Bad Romance", da Lady Gaga? Se não viu, segue abaixo:



Mas... Dane-se Lady Gaga. Ela tem muito dinheiro. Ela tem muito glamour (a um certo tipo de gosto). Ela tem fama. Ela tem tudo o que o povo dos laboratórios não tem. Mas não tem o mesmo ânimo. Confira essa versão, muito melhor:

Fotografando aviões


Um dos prazeres de 2010 foi sem dúvida fotografar aviões. Mas sou só um simples iniciante amador nada familiarizado com a arte. De modo que tiro 1846 fotos e, dentre elas, descubro meia dúzia com uma qualidade um pouco mais admirável. Esta aí de cima, de um dos cessninhas lá de Amarais, realmente me agradou. Mas não sei dizer se agradou por alguma qualidade inerente à foto, eventual presente do acaso, ou se agradou por conta do gramado, do verde em volta do avião. Que lembra a infância lá em Itanhaém, sentado na grama em frente ao hangar, olhando o Cherokee, os PA-18 da DGV (extinta empresa de propaganda aérea), o Skylane do John, e todas as conversas de fim de tarde que eu ouvia por lá...

Thursday, January 27, 2011

Mais estranho que a ficção

Enquanto isso, em uma bela manhã de um país imperialista qualquer:


Veja mais aqui e aqui.

Em tempo: talvez seja só um dos pianos que o Barna não conseguiu vender, sei lá!

Thursday, January 20, 2011

Olha lá! É o cientista da Ana Hickmann!

Comecei 2010 assim: enviei a foto abaixo por e-mail para os meus amigos dizendo "olha, esta é minha nova colega de trabalho!".

Começaram as hipóteses. Segundo alguns, eu estaria de gozação, nada mais. Outros imaginaram que eu estava fazendo algum trabalho de engenharia lá na Record. Teve quem imaginou, também, que a Ana Hickmann havia comprado uma lancha e que eu era o responsável pelo projeto da mesma.


Foram bons chutes, mas a resposta certa é essa aqui:



Vale também lembrar do flagrante no início da carreira... Nenhuma gravação havia ido ao ar ainda e fui, com a Milena, ao centro da cidade para uma gravação externa. Estava passando por lá o Bruno, amigo da Poli, que fez estas fotos:





Notem aqui o sempre presente Rogério (nosso "papai" durante todo o projeto) ajudando a Milena a preparar a demonstração:



Sunday, January 16, 2011

Paz


Que foi o dia do melhor Pintado a Parmegiana da minha vida, de ótima companhia, de passeios pelo rio e tudo o mais... Deixo tudo isso para comentar depois. Porque já da conta deste post a paz que está aí na foto...

Saudades de Cachoeira! :)

Saturday, January 15, 2011


Você já sentiu alguma curiosidade sobre fenômenos sociais bizarros? O que você faria se, por exemplo, sentisse alguma curiosidade sobre as verdadeiras guerras empreendidas por torcedores de futebol? Biblioteca? Google? Entrevistas? Um pouco de conversa de bar para colher idéias?

A abordagem de Bill Buford é mais direta. Ele passou alguns anos frequentando torcidas organizadas, envolvendo-se nas brigas, conhecendo as pessoas dentro e fora dos campos. O resultado disso é um livro surpreendente, ao mesmo tempo repugnante e encantador, asqueroso e envolvente. Surpreendente, para dizer o mínimo.

Inúmeras vezes os detalhes de violência narrados causam náusea. Muitas vezes você tem certeza de que Bill Buford é só mais um doido varrido. Quem, com algum resto de saudável lucidez tiquetaqueando na cachola, se enfiaria no meio de uma multidão violenta em marcha de encontro a outra multidão, igual, tão ensandecida quanto, vindo pela mesma rua? Ou contra a polícia, que seja?

Não há nenhum argumento para defender Bill. Aceito que ele seja um louco e não vou transformar minha empatia pelo livro em nenhuma espécie de defesa desse semi-suicídio. Mas é fato de que muitos loucos, por atitudes nada defensáveis, acabam deixando legados interessantes. É o caso aqui.

Ver de perto como pessoas comuns são tomadas pelo espírito de multidão, o momento exato em que a pura e simples aglutinação de pessoas em um mesmo espaço sofre uma transformação de estado e ganha um espírito único... isso está nesse livro, e de uma maneira que nenhuma reflexão sociológica sobre o assunto, nenhuma análise distante, é capaz de superar.

Em tempo: Bill Buford resolveu ficar longe da violência. No mesmo espírito investigativo, passou um tempo em um restaurante aprendendo sobre o dia-a-dia dos cozinheiros e etc., e hoje é a isso que se dedica, a gastronomia!

Histórias pra contar...

É, eles foram presos, e isso (pra eles) é péssimo. Mas, pelo menos, não vão ficar sem uma boa história pra contar... Quantos outros presos, afinal, têm o direito de contar por aí: "sim sim, fui preso por policiais vestidos de palhaços!".

Thursday, January 13, 2011

Sobena 2010



Visitar o Rio de Janeiro é sempre muito interessante. Seja pelos passeios, pelos lugares que se descobre pela cidade, pelas aventuras de ano novo, pelas pessoas sempre muito simpáticas, seja pelo eventos corporativos!

A Sobena, Sociedade Brasileira de Engenharia Naval, realiza regularmente um evento que promove o encontro de universidades, representantes das principais empresas e estaleiros navais, além de palestras técnicas e painéis de discussão de diversos assuntos relevantes ao setor.

Em 2010 pude participar com a apresentação de três trabalhos técnicos, sendo um sobre VIV e dois sobre propulsores.

E foi bem interessante também poder assistir as demais apresentações, poder participar do stand durante toda a semana, revendo colegas de faculdade que agora estão morando no Rio, trabalhando na Transpetro, em estaleiros, etc... Enfim, foi uma ótima semana!



Wednesday, January 12, 2011

Pés no chão?!



Meu deus do céu, meu deus do céu! Estou ficando desesperado...

Desesperado pra ir voar de novo.

Percebi, logo nas primeiras aulas que fiz no ano passado, que voltar a voar não seria problema. Ficar totalmente sem dinheiro por pagar horas e horas de vôo não seria problema. Andar debaixo de sol, carregando mala pesada com cobertor e tudo, pra ficar uns dias no alojamento, não... não é problema. Enfrentar as filas no guichê da Cometa toda vez que vou para Campinas também não é nada demais.

Agora... aguentar um dia de trabalho com a cabeça o dia inteiro lá nos aviões... minha nossa, isso é angustiante!

Mas eu aguento, eu aguento... E o próximo vôo já está agendado!

Tuesday, January 11, 2011

Fussando nas notícias...



Um pequeno planeta, parecido com a Terra, é descoberto - A NASA encontrou um planeta um pouco maior que a Terra. Infelizmente, ele está tão próximo da estrela-mãe que não se acredita ser possível a existência de qualquer tipo de biologia por lá. Seu ano dura apenas 0.84 dia, este astro está muito mais perto de seu sol do que, por exemplo, Mercúrio está do nosso Sol. Ainda assim, o achado mostra o quanto tem avançado as técnicas de identificação de planetas em estrelas relativamente próximas.

O hábito da leitura altera o cérebro - É claro que aprender a ler altera o cérebro. Mas se você esmiuçar a questão e se perguntar "altera como?", aí entramos na área das incertezas. Incertezas que começam a ser clareadas com estudos como o mostrado nesta reportagem. Mas ainda há muito por fazer, claro...

Anti-matéria produzida naturalmente nas tempestades terrestres - Quando os neutrinos foram sugeridos, tratava-se de uma mera abstração sem serventia, mas em alguns anos notou-se ser possível utilizá-lo para investigar, "diretamente", o funcionamento do núcleo solar. Agora a anti-matéria, coisa bizarra que até então pertencia somente aos nerds dos aceleradores de partículas, é flagrada ocorrendo naturalmente nas tempestades terrestres. Para maiores informações a respeito, veja também o site da NASA a respeito.


A carona de repente não vai até a porta de casa. Vai só até aquela avenida, logo ali. Ponto de ônibus. É subir nos banquinhos. Não para ter uma visão melhor dos ônibus que chegam mas sim para tentar me molhar menos quando os carros passarem jogando água. Um palmo de água sobre o asfalto, talvez mais. Um ônibus se aproxima. Não sei qual é, mais sei que serve. Só quero sair dali. Vidros embaçados, mas me assombro mesmo assim: conforme o ônibus anda, duas paredes de água se erguem aos lados, como uma lancha em alta velocidade. Peço uma ajuda ao motorista:

- Oi! O senhor poderia me avisar no último ponto ali antes da avenida Jaguaré?

- Ixe, ali é meio escuro, do jeito que tá, não sei se dá pra ver direito!

É isso aí, o motorista não sabia direito onde estávamos. Refiz os planos:

- Então daqui a uns minutos, pode me deixar onde estiver mais raso?

Friday, January 07, 2011

Sinal verde para 2011


Sim, é isso aí! Que venha 2011! São tantos os planos, tantas as coisas que, em 2010, finalmente começaram a caminhar decentemente, a ganhar impulso, que estou empolgado. E nem adianta querer explicar tudo aqui assim, em resumos. Dois mil e dez foi um ano tão bom que merece uma coleção de retrospectivas, todas elas com muitas fotos e até uns vídeos. Sim sim, eu, com minha alma de idoso, também me rendo às multimídias (ou, sem frescura, comprei finalmente uma máquina fotográfica ano passado...)

Thursday, January 06, 2011

Leitura é cultura


A menina de vermelho ataca de novo. Se você é do tipo que prefere desligar a televisão e ir ler um livro mas não consegue desligar uma insuportável curiosidade pela vida do glamour, bem... seus problemas acabaram!

São, segundo a ficha técnica, 168 páginas de confissões da vida pessoal e, claro, do relato detalhado de todo o antes, durante e depois do episódio da indumentária.

Pena que o livro, de certo modo, atrasou... Enriqueceria sobremaneira as opções para presentes de amigo secreto de 2010. E de inimigo também, não podemos lhe negar a versatilidade.

O link para o seu investimento cultural está aqui: http://livraria.folha.com.br/catalogo/1156273/geisy-arruda. Se correr, ainda pega a promoção de R$19,90.

Será o fim de uma tradição?



Pois é... o cinema premiado por mais sessões ter oferecido de Pequena Miss Sunshine, dentre outros méritos, agora vai fechar. Ao contrário de outras ameaças, agora o proprietário do imóvel disse querer abrir uma loja lá, o que implica o fim do cinema, sem espaço para acordos. O aluguel de R$65 mil não salva as salas escuras.

Maiores detalhes na reportagem da Folha, aqui.

Tuesday, January 04, 2011

Super Nova


Sim, ela é super nova, super jovem. O nome é Kathryn Gray, ela tem apenas 10 anos e acaba de descobrir uma supernova. E o que é uma supernova? É uma estrela em explosão, um evento raríssimo de se observar pelo universo, mas que emite uma quantidade avassaladora de energia. Nós todos já estivemos dentro de uma supernova - são nesses eventos que as estrelas fabricam todo o material pesado que enriquece nosso planeta: estrelas conseguem, ao longo de sua vida, transformar hidrogênio em elementos mais e mais pesados, porém apenas até o ferro. Todo elemento mais pesado que o ferro é fabricado durante a explosão de uma supernova. Mas, bem... o assunto era a Kathryn.

Ela é notícia nos principais sites do mundo. Claro que ela teve a ajuda do pai, mas a empolgação dela com a descoberta, e o conhecimento que ela tem do assunto, permite enxergar muito mais do que uma simples menininha que fez o que o pai mandou. O que fica claro é que - eureka! - crianças se empolgam. Existe ainda um preconceito de ciência como coisa chata mas... crianças se empolgam. Desde que as deixemos participar, desde que dediquemos tempo para permitir que elas se envolvam, elas gostam de descobrir o mundo.

Sobre as reportagens que estão rolando por aí:

Reportagem da BBC

Reportagem do AOL, incluindo vídeo

Eu ia colocar o link do UOL também, mas nem conta, é copy/paste traduzido desses aí em cima.

E, para finalizar, a foto da descoberta (não sei se as legendas estão corretas... Vai saber quem foi que editou!)