Tuesday, September 02, 2008

Ação e reflexão


Digitando "Aquecimento global" na busca de um grande portal de notícias brasileiro encontrei, dentre outras, as seguintes manchetes:

Aquecimento global pode dar prejuízo de até R$ 14 bilhões à agricultura brasileira
Geleira peruana desaparece por causa do aquecimento global
Aquecimento global reduzirá área apta para soja no Brasil


Mudando um pouco a pesquisa, digito "pré-sal" e vejo as seguintes manchetes:

Lula diz que petróleo do pré-sal deve ser produzido em larga escala em um ano
Petrobras: dados indicam que pré-sal não é campo único
Mantega diz que exploração do petróleo do pré-sal vai duplicar reservas brasileiras
Investimentos vão ultrapassar US$ 112 bi até 2012 com pré-sal, diz Gabrielli


Certo, certo... Vamos juntar tudo então... O mundo está aquecendo devido ao excesso de gases estufa emitidos pelo homem: isso é ruim. O aquecimento global pode implicar em sérios prejuízos à agricultura brasileira: isso é ruim. Uma das principais fontes de gases estufa é a queima do petróleo, logo: queimar petróleo é ruim. O Brasil acaba de encontrar reservas gigantescas de petróleo no oceano, e pretende tirá-lo de lá para quimá-lo ou vendê-lo para que outros o queimem: isso é bom. Hã?!

Muito bem... Sei que não posso ser simplista e defender a postura extremista de que as reservas brasileiras devem permanecer inexploradas sob o oceano por conta de preocupações ambientais. Mas, no mínimo, confesso estar impressionado com a completa separação que os dois assuntos têm na mídia. Ainda que em nada a discussão viesse a alterar os planos de exploração, o mínimo que eu esperava era ver a questão borbulhando por aí, o que até agora não verifiquei. Aquecimento global é preocupação de cientistas. Petróleo é preocupação de economistas, de homens de negócios.

No comments: