Não é exagero dizer que é um dos mais belos caças de todos os tempos. Sua asa em delta... A entrada de ar no nariz de desenho inconfundível, o conjunto de empenagem em perfeita harmonia e a fuselagem robusta...
O que eu não saiba é que o Mig-21, além de ser um dos mais belos, é também o caça fabricado em maior número em toda a história. A reportagem que saiu recentemente na revista ASAS me chamou a atenção para o fato. A antiga União Soviética produziu mais de 10.000 exemplares! Um número sem sombra de dúvida impressionante... Para comparação, vejamos alguns números de caças norte-americanos clássicos:
- F-4 Phantom II: 5195 unidades
- F-5: 3300 unidades, considerando-se as famílias "Freedom Fighter" e "Tiger II"
- F-14: 712 unidades
- F-104: 2578 unidades
Observa-se uma clara tendência ao longo do tempo... À medida em que a aviação militar vai se aperfeiçoando, as aeronaves tendem a ser cada vez mais caras e a serem produzidas em menor número. Tende-se, inclusive, para a aglutinação de distintas funções em uma única plataforma. Tudo isso é sabido. Ainda assim, os números do Mig-21 impressionam. Falamos do dobro de unidades dos Phantom. O Mig-21 é o símbolo perfeito de uma URSS que, muito capaz nos detalhes, apostou em vencer pelo número e foi vencida na qualidade, quer a notícia agrade ou não.
No comments:
Post a Comment