Friday, September 25, 2015

Alterações oceânicas

Uma reportagem do Washington Post mostra evidências de que o aquecimento global está afetando uma região do Atlântico Norte de um modo um tanto quanto estranho. Por lá as temperaturas estão quebrando recordes na direção oposta: temperaturas frias! A causa ainda é debatida mas especula-se que o derretimento do gelo do norte seja um dos grandes vilões. Além das discussões acadêmicas sobre quais forças responsáveis por esta queda de temperatura em um volume tão grande de água está uma questão bem prática: a variação de temperatura e salinidade na região pode reduzir a força motriz que impulsiona a corrente circulatória da região. Esta corrente é responsável pelo aquecimento da região norte da Europa além da distribuição de nutrientes a uma vasta gama de seres marinhos.

TempOcGlobal

Wednesday, September 23, 2015

Rumo à Venezuela

Domingo após o casamento. Fomos à feirinha do centro de Curitiba. Depois de explorar um sebo muito aconchegante e com um dos melhores capuccinos que já tomei prosseguimos pela feirinha. Até começarmos a ouvir um som diferente e nos deixamos guiar por ele. Chegamos a um conjunto formado por três argentinos. Trombone, saxofone e cajon. O mais legal: os três haviam se conhecido ali mesmo, em Curitiba. Agora planejam sair tocando por aí e levantando um dinheiro para seguirem viagem passando por diversos lugares. O destino: Venezuela.

BandaArgentinos

Monday, September 14, 2015

Café com música

Tenho viajado bastante de ônibus ultimamente. E eu não ligo de chegar cedo à rodoviária. Mesmo tendo pela frente uma viagem de quase seis horas no ônibus. Isso porque há um café no Terminal Tietê onde colocaram um belo piano de cauda à disposição do público. Cada vez que passo por lá presencio algo diferente. Infelizmente não estou sempre com a máquina à mão e meu celular anda lento demais para conseguir alguma foto boa (sem contar que ele trava, decide não focar nada direito, aciona a luz do “flash” e não a desliga mais, um caos). Na última viagem, contudo, a máquina estava na mochila.

PianoTietê

Preciso garantir a máquina comigo mais vezes. Já presenciei dezenas de músicos que foram se juntando ali e improvisando músicas do conhecimento de todos. Já presenciei um velhinho solitário que mal conseguia andar mas que, depois de se adequar à ergonomia da banqueta ao piano, tocava as peças mais rápidas que se pode imaginar sem hesitar. Não sei quem teve a ideia de colocar o piano ali. Mas seja lá quem for, está de parabéns.

Professor feliz

Nesta era moderna de distâncias reais e proximidades virtuais acabo dando mais aulas pelo WhatsApp do que presenciais. Porque aulas presenciais são o que sempre foram: pelo menos 15% de sono no início e 10% de ansiedade por ir embora no final (isso nos dias bons… dias e professores ruins fazem a soma chegar aos 100% de todas as formas possíveis).

Já as “aulas” por WhatsApp são sempre dúvidas emergenciais. O aluno está lá estudando, certo de que já sabe o suficiente para encarar um simulado da ANAC, aí erra uma questão e não entende o que fez de errado. Hora de pedir socorro ao professor. Foi assim que veio mais um chamado agora há pouco.

O problema em questão envolvia a relação entre dois tipos de velocidades dos aviões: velocidade indicada (VI) e velocidade aerodinâmica (VA). Há diversas correções para se ir de uma a outra. E o problema em questão tratava do cálculo mais complicado, em que deve ser feita uma correção de altitude e outra de temperatura. Nestes casos é comum, ainda hoje, o uso do computador de vôo (uma régua de cálculo circular). A maioria dos alunos tem grande dificuldade em começar a utilizar o computador de cálculo. O que não é de se estranhar, já que nem parece ser algo do nosso mundo (e não é, na verdade. Réguas de cálculo são do mundo de 1970, no máximo). Eu não desisto fácil, então já estava fazendo algumas fotos para montar uma explicação mais detalhada e enviar por e-mail. Enviei ao meu aluno apenas uma mensagem rápida.

- Então, o gabarito está certo… Quando a correção é de altitude E temperatura aí tem que usar o computador de voo. Aguenta aí que eu já mando uma explicação.

- Ah tá certo, então eu já sei fazer. Você me ensinou já a usar isso aí!

E não é que ele sabia mesmo? O legal, para mim, é que eu nem lembrava de o ter ensinado isso e de repente vem essa resposta.

2015-09-14 21.28.04

Friday, September 11, 2015

Máquinas de escrever

asimovpainting

Dois sites interessantes para quem ainda se interessa por essas velharias:

TipewriterReview.com – um blog com postagens sobre diversas máquinas de escrever.

Writers and their typewriters – uma enorme lista de escritores e dos modelos das máquinas de escrever que utilizavam. Com fotos ou, como no caso do Asimov, pinturas.

Tuesday, September 08, 2015

Monday, September 07, 2015

Além do “clic”

Eu chegara muito cedo para a minha aula de Navegação Aérea. Havia tempo para me distrair nos arredores da escola e eu estava com a máquina fotográfica na mochila. Fui até uma praça próxima e comecei atirar fotos diversas. Postes, cachorros, banquinhos, árvores. E as pessoas por ali. Em particular duas pessoas andando de skate.

Não fiz questão nenhuma de ser absolutamente discreto ou de fingir que não estava tirando fotos das pessoas. Se alguém fosse achar ruim então que soubesse logo o que eu estava fazendo para poder vir reclamar. E então o skatista começa a andar na minha direção. Pensei no fundo de meu otimismo: “lá vem!”.

E veio. Mas não veio reclamar. Puxou assunto perguntando se eu estava tirando fotos deles. Expliquei que eu estava tirando fotos deles e de tudo o mais. E então ele entregou um panfleto de seu curso de skate para divulgar o esporte. Perguntei se eu poderia mandar as fotos para o e-mail que estava no panfleto. “Mas é claro, por favor!”. Fui dar minha aula e depois preparei algumas fotos e enviei para ele.

Hoje cedo tive o maior prazer de ler a resposta em minha caixa de e-mail: “melhor presente que já recebi nos últimos tempos, fotos com a minha filha, muito obrigado!”.

Fez meu dia.

Skate06

 

Skate08