Friday, May 30, 2008
Vontade de poder... cantar!
Vai ver é isso... Vai ver é melhor desencanar de ficar tentando resolver todas as questõezinhas que aparecem e relaxar um pouco. Porque parece que não há respostas prontas pra tudo por aí, esperando, só esperando...
Em tempo: não sei quem inventou essa imagem que ilustra o post e eu descaradamente roubei por aí, mas o cara é certamente bem humorado e genial. Além de ter bom gosto, claro.
Sunday, May 25, 2008
Piada popular brasileira
- Ow, você gosta de Ceumar?
- Ah, não sei, prefiro Ceu Lago.
- ... Seu Besta!
- Ah, não sei, prefiro Ceu Lago.
- ... Seu Besta!
Friday, May 16, 2008
Atenção todos! Dia 29 de maio tá aí, provavelmente...
É isso aí, dia 29 de maio, que já tá chegando, tem um show dos caras aí... O site deles você acessa clicando aqui.
E, abaixo, algumas amostras:
Thursday, May 15, 2008
Ei, por favor!
Quantas pessoas já se dirigiam a você enquanto você andava dentro de uma estação do metrô? Exclua perguntas do tipo "que horas são?" e "como faz pra ir...?". Quantas?
Talvez algumas, pois bem. Agora quantas, no meio de uma pequena multidão - estação da Luz na junção do metrô com o trem - lhe disseram "pode carregar essa minha mala por gentileza?".
Foi precisamente essa frase que eu ouvi hoje. De uma moça que só podia mesmo não ser daqui. A mineira estava de volta pra casa levando um monte de coisa e uma carga muito especial: um pequeno poddle dentro de uma dessas caixinhas de levar cachorro. Aparentemente a filha dela não quis mais o cãozinho e então ela o estava adotando. Toda atrapalhada, não conseguia administrar segurar o cachorro de um jeito decente e fazer aquelas malas todas serem deslocadas de um ponto a outro da estação.
Fico contente de constatar que tem mais por aí dessa gente que não acha que qualquer desconhecido costitui uma perigosa ameaça que deve ser evitada.
Wednesday, May 14, 2008
Fuzzy history
Não ter carro tem mesmo suas vantagens. Acho que eu nunca li tanto na vida como nesses dias, isso contando só o que dá pra ler na estação de trem, no ponto do ônibus e no metrô. Não é pouco. Estou tão feliz com isso que passo a achar não só que essa cidade precisa de mais transporte, mas que precisa de MUITO mais transporte, de tal forma que estes nunca experimentem lotação significativa (ninguém em pé). Por que? Porque bem, aí poderíamos pensar em instalar mesas de leituras nos trens e metrô. Imagina? Fantástico! Seria possível não só ler algumas coisas, mas também sacar um caderninho e fazer ali mesmo algumas notas de leitura...
Resolvi continuar com a leitura do Fuzzy Thinking, o livro de Bart Kosko que apresenta essa coisa estranha e surpreendentemente compreensível que é a "lógica fuzzy". De início, a idéia parece ridículamente simples. Mas ao longo do livro vamos lembrando que uma idéia simples não pode ser subestimada. Afinal, não são justamente as idéias simples as que tendem a ser as mais poderosas? Um dos assombros da leitura de hoje tem justamente a ver com isso: como o teorema de pitágoras, que a gente aprende relativamente cedo e memoriza como uma simples regrinha matemática, está na verdade no coração de matemáticas muito mais avançadas, uma vez que é a base das definições de ortogonalidade, da desigualdade de Cauchy-Schwarz (lembra?), e assim por diante.
Tudo isso dito, e ainda não cheguei aonde queria. Todo engenheiro já teve contato com uma ferramenta matemática chamada método dos mínimos quadrados. É algo como uma acochambração de luxo e com firma reconhecida. Trata-se do seguinte: quando você faz várias medidas reais os números nunca são perfeitamente bem comportados, e se você quiser analisar a tendência global do que está medindo deverá fazer uma aproximação. O método dos mínimos quadrados é o que te dá a melhor aproximação segundo um critério bem objetivo: a distância da sua aproximação aos pontos medidos é a mínima. Maravilha. O interessante pra mim foi ver onde nasceu o método. Foi inventado por Gauss com um objetivo bem pitoresco: prever o retorno do cometa Halley. E o que isso tudo tem a ver com o papo anterior? Bem, está tudo no tal livro que estou lendo, que faz uma salada enorme de história da ciência, filosofia, lógica, tecnologia, filosofia oriental e ocidental e etc. Do jeito que eu gosto.
Vou deixar o site do autor do livro aqui, assim depois eu passo lá pra dar uma fussada. A única coisa que reparei até agora é que ele está mais gordo e cansado agora do que na capa do livro que tenho, que é de 1991 (17 anos atrás!)
ofoiajif aisddif adshfhashasdn
oiaoidfn oiajdif jaijdfajiorj ija erjiwj r894 44 jwaeiwjfiajifas
dfasfajbdfha sd hfajkfj akdj fioq rh ioqwh oakwdnfkaf
efb aiw ua u h9wh rh sdfasdiof aidshf oias jfioa jidsjfa
asdif uah rwur0awuw485u8u 4woi joiaj dfja opsd f
sdfaosdf oia joitj oiaj werj aoiwejk fopaj 4t5u a09w t
asddfi haueh oia ir ie riasodifioahiu590qu09ru wjefjfa
sad hashd fdh ap p48ru qu 0ruq0923ur0 hwoif aohfp
Marcadores:
Diário,
Idéias Não-Publicáveis
Wednesday, May 07, 2008
Retiro
Any path is only a path, and there is no affront, to oneself or to others, in dropping it if that is what your heart tells you . . . Look at every path closely and deliberately. Try it as many times as you think necessary. Then ask yourself, and yourself alone, one question . . . Does this path have a heart? If it does, the path is good; if it doesn’t it is of no use.
Carfos Castaneda, The Teachings of Don juan, citado por Fritjof Capra em The Tao of Physics.
... ...
Talvez seja melhor parar de ler essas coisas e só garantir meu diploma...
:(
Carfos Castaneda, The Teachings of Don juan, citado por Fritjof Capra em The Tao of Physics.
... ...
Talvez seja melhor parar de ler essas coisas e só garantir meu diploma...
:(
Tuesday, May 06, 2008
Léxico Popular
Ah, esses e-mails nossos de cada dia! Lá vai...
Ps: pra ajudar a marina a rir até quinta:
Cão ....................... melhor amigo do homem
Cadela .................... puta
Vagabundo............... homem que não trabalha
Vagabunda .............. puta
Touro ...................... homem forte
Vaca ....................... puta
Pistoleiro ................ homem que mata pessoas
Pistoleira................. puta
Aventureiro .............. homem que se arrisca, viajante,desbravador
Aventureira .............. puta
Garoto de rua ........... menino pobre, que vive na rua
Garota de rua ........... puta
Homem da vida ........... homem sábio
Mulher da vida .......... puta
O galinha .................. o "bonzão", que traça todas
A galinha .................. puta
Jader Barbalho e Lula ....... políticos
A mãe deles ................. putas
E para finalizar...
Puto...................... nervoso, irritado, bravo
Puta ..................... puta
Depois de ler este e-mail:
O Homem .................. sorri
A Mulher ................. fica puta
Sunday, May 04, 2008
Passeio no planetário
Friday, May 02, 2008
Ponte gigante
A nova ponte na península de Hangzhou, China, tem nada mais nada menos que 36 km de extensão. Sobre o mar. O projeto é de US$1.93 bilhões e o período de implementação da obra foi cumprido conforme o planejamento. Iniciado em 2003, cinco anos depois está sendo aberta ao público.
A ponte tem seis pistas de rodagem e permite uma velocidade de 100 km/h aos veículos. Este limite, contudo, diminui para 80 km/h em dias de calor superior a 37°C ou quando a temperatura do asfalto for superior a 70°C. Em casos de clima extreno no que se refere a visibilidade, ventos ou chuva, a ponte pode ser temporariamente fechada.
Subscribe to:
Posts (Atom)