Monday, February 25, 2008

Olha eu lá em cima!



Uma das coisas mais legais da greve na USP em 2007 foi poder subir no relógio da Praça do Relógio... Eu ia lá numa base diária, ou mais vezes, quando possível. Sempre se podia encontrar gente bacana lá em cima e fazer algumas amizades aleatórias. Em duas oportunidades lucrei restos de uma birita compartilhada nas alturas, tudo na camaradagem. Outra coisa legal dessa época, claro, eram as frases ao redor da reitoria: "Invada a Reitoria que há em você", e coisas do gênero...

Saturday, February 23, 2008

Pertinente


Porque o único sentido oculto das cousas
É elas não terem sentido oculto nenhum.

Alberto Caeiro

Entendeu, Adriano?! Então páre de inventar sentidos desnecessários onde as coisas são só o que são... Por que não ser prático de vez em quando?

Friday, February 22, 2008

Palavras do dia

  • Formatura
  • Enchente
  • Lanxereta
  • Caminhões
  • Mundo 3D
  • Três Tombos

Wednesday, February 20, 2008

Receita

Treze mil movimentos repetitivos.

Com cada perna.

Alternadamente.

Relaxa qualquer um!

Tuesday, February 19, 2008

Da natureza das coisas

Veja só como as coisas funcionam...

Fico pensando em certas coisas, e não sei dizer se sou expontâneo, sincero ou idiota!

É horrível que estas categorias tão distintas não sejam mutuamente excludentes.

Conteúdo

Ah! Fazia tempo que eu não experimentava essa sensação... tempo mesmo! De ter uma tonelada de coisas pra dizer e não ser capaz de dizer um mísero grama... Seria alguma recaída da minha costumeira verborragia incensurável? Não não, prefiro crer que foi só questão de prudência e, acima de tudo, uma certa educação...

Eu queria ser mais superficial em minha forma de ver minha própria vida... Assim eu talvez não tivesse desperdiçado momentos importantes inventando problemas que não tinham a menor razão de ser...

Bom, melhor ir dormir e decantar esses pensamentos todos lá, quieto...

Sunday, February 17, 2008

Questão de delicadeza...

- Falei com a minha vó... Da última vez que fui lá ela ficou repetindo mil vezes que estou gorda!

- Caramba, que exagero da parte dela!

- Pois é... Mas falei com ela hoje, e ela disse que ficou com peso na consciência.

- Ah, então reconheceu que foi um exagero e que você está longe de poder ser chamada de gorda?

- Não exatamente... Me deu cem reais pra poder comprar uma calça nova e mais larga!

Desespero

Ah! Como eu queria ter um monte de respostas, como eu queria saber certas coisas...

Não não... eu queria era ser genuinamente menos chato, e ter é menos perguntas!

.......

Saturday, February 09, 2008

Dancem macacos, dancem!

Acatando a recomendação genial, aqui vai:

Wednesday, February 06, 2008

ELA

- Estou lendo seu blog. Demando mais menções ao meu respeito.

Ela é assim: ela quer, ela pede. A frase é direta e objetiva. Sem floreios fugitivos ou envergonhados.

E eu só posso obedecer, até porque é um prazer. Até porque o tema é tão vasto... E vou não só obedecer mas também pedir desculpas pelo atraso, pelo sumiço, pela breve fuga do tema. Afinal falar dela é sempre falar de mim em uma certa medida. Não que a gente seja a mesma coisa. Mas as histórias às vezes produzem esse efeito de mistura. É um espelho e é uma tela em branco. Estarei muito vago para o gosto dela? Creio que sim...

Andaram listando as qualidades dela por aí. Andaram listando os defeitos também. Cogitaram me envolver na concepção desta última lista. Mas, sendo bem sincero, ela não tem nenhum dos "defeitos absolutos". Vícios, grandes ausências (de cultura ou conversa ou presença de espírito), grandes pecados, falhas de caráter. Eu já listei vários, confesso. Mas com o tempo tive que dar um jeito de ir apagando os itens da lista. Era ou isso ou aceitar mentir pra mim mesmo, e não sou tão sacana assim com o pobre de mim.

Não é por isso que vou deixar de falar algo sobre os defeitos dela... Uma oportunidade assim não se perde, não é mesmo? Ela tem uma característica que não vejo na maioria das pessoas que conheço. Rigidez de caráter. Não rigidez no sentido pejorativo... No sentido de sólido mesmo, de imutável, de robusto... Isso é ótimo por diversas razões que nem precisam ser explicitadas aqui, mas gera alguns problemas. É o que falei: não é um defeito em si. Mas as pessoas não estão acostumadas a isso, e vez ou outra vão se chocar ao ver o afinco com que ela continua seguindo na mesma linha, sendo ela mesma, a despeito de tudo, das circunstâncias, das tentações, das pessoas... Deu pra entender? É difícil colocar isso na lista de defeitos, somente, sem ser injusto. É um defeito mas também uma qualidade, ao mesmo tempo. Quem não gostaria de ser assim?

Ah, tem um defeito sim, que pode parecer só uma tentativa de agradar, mas que é problemático e que eu não imaginava antes. Auto-estima, Auto-imagem. Ela precisa melhorar aí. Essas coisas afetam muitas outras a médio e, principalmente, longo prazo. Demandas, anseios, desejos, sonhos e posturas. Existem pessoas que se acreditam muito maiores do que realmente são, e geralmente são um entojo insuportável. Mas ver alguém não se percebendo do tamanho que tem é inquietante, agoniante...

E... bom, ela acabou de me mandar:

- escreveu meu post?

E eu justamente pensando se devia ficar por aqui ou acrescentar algo mais. Acho que foi um sinal.

Tuesday, February 05, 2008

Por aí na net...


Algumas sugestões de outros blogs pra dar uma distraída:

- CAPINAREMOS - blog com posts distrativos de boa qualidade e um monte de bons links.

- SACO DE FILO - Blog de um cara que é "Professor por vocação, escritor por tentação, pai por opção e bem humorado por falta de opção." Bem escrito e interessante.

- BOMBA DIGITAL - Esse é mais um inútil e distrativo. Mas se você estiver à toa e só quiser matar o tempo, que mal há, né?

- IPSIS LITTERIS - Parece que quando se busca qualidade, procurar blogs de professores é uma boa pedida... Aqui F. Grijó traz um monte de boas sugestões e comentários interessantes, uma coleção de links bem montadas... Vale a pena!

Sunday, February 03, 2008

Cotidiano. Ah, o cotidiano!



As coisas corriqueiras, encantadoras ou estressantes porém incapazes de "mudar o preço do dólar", como diria um ilústre e desconhecido amigo, não são o máximo?

Vai aqui uma historieta da categoria "estressante", vivida pela Patrícia Campos. Acesse clicando nessas palavrinhas azuis aqui.

Mau pra uns...



Isso é puro otimismo é? Olha só o que o Sr. Putin disse sobre o aquecimento global:

"Graças ao aquecimento, gastaremos menos em casacos de pele e outros instrumentos para nos aquecer"

Mas que jóia hein! Daí você acessa essa reportagem aqui e vê que a Rússia não dá a mínima pra problemas ecológicos.

Protesto gigante




Acabei de ler no Estadao: Pelo menos 50 mil pessoas se reuniram em Ancara para protestar contra o uso de véu nas universidades turcas. A breve reportagem pode ser lida aqui. Olha, não sei o que você acha, mas 50 mil pessoas é gente pra caramba em um protesto!

Saturday, February 02, 2008

Já era tempo!



Cada vez mais terei assuntos sobre aviação, e vou tratar deles num formato um tanto quanto diferente da brevidade vaga e imprecisa desse humilde blog.. Por isso, comecei hoje um novo blog, o VOO DE TESTE, que já traz de início um raio X da performance do Boeing 737-200 na decolagem. E, em breve, comentários sobre projetos de aviões, teoria de aerodinâmica, desempenho e estabilidade e, o melhor de tudo, o que eu mal posso esperar: comentários sobre novos vôos em Sua Excelência, o Paulistinha!

Nota

Ah, mas hoje é um dia tão, mas tãããão feliz pra mim! =D

Em breve, muito em breve, de volta aos céus!

A hora do Sol



Início da bolha da energia alternativa?
Saiu em uma reportagem no New York Times comentários sobre a alta nas vendas de geradores solares, especialmente na califórnia. Um dos trechos que me chamou a atenção na reportagem foi:

"SunPower, which makes the silicon-based cells that turn sunlight into electricity, reported 2007 revenue of more than $775 million, more than triple its 2006 revenue. The company expects sales to top $1 billion this year. SunPower, based in San Jose, said its stock price grew 251 percent in 2007, faster than any other Silicon Valley company, including Apple and Google."

Uma matéria que é atrativa no que diz respeito a preocupações ecológicas, mas também muito sugestiva em termos de investimentos financeiros...

Friday, February 01, 2008

In a good perspective



Title: A History of Mechanical Inventions
Author: Abbot Payson Usher
Brief Comments: The first chapters should be mandatory reading for everyone interested on history. It deals briefly with concepts of interpretation and with the importance of quantitative analysis whenever possible. The author carefully discuss, as well, the interconection of factors such as geography and culture, natural resources and technology. And a directy criticism is made against simple interpretations of history that take facts as part of a linear continuum through time. Usher knows that almost every society is always in a state of intercharge with its sorrounding in every aspect that matter, and that there is no single present time for a society, for each aspect of it - a particular technology, a particular institution - has its own dynamics of change. The proper term, as used by Usher, is "system of events". After such a wonderful and very open-minded introduction, the chapters to follow, dealing specifically on different aspects of history of technology, cannot be anything else but a delightful reading.